Recentemente, no dia 21 de Abril de 2025, o mundo se despediu do Papa Francisco. Um dos Papas que mais causaram controvérsias durante sua atuação morreu aos 88 anos por conta de um AVC que o teria deixado em coma, seguido de uma insuficiência cardíaca irreversível na madrugada desse mesmo dia.
O Papa Francisco foi o ducentésimo sexagésimo sexto (266ª) papa e foi o primeiro de muitas coisas: Francisco foi o primeiro papa das Américas, o primeiro do Hemisfério Sul e o primeiro papa jesuíta. O Papa Francisco teve vários atos e falas importantes para os fieis e para a igreja em si. Uma das opiniões que mais causaram reações nos fieis foi o seu apoio aos homossexuais e o combate feito abertamente aos casos de abusos que ocorriam dentro das igrejas católicas.
Jorge Mario Bergoglio era seu nome de batismo, nascido em Buenos Aires, na Argentina em 1936 o Papa Francisco ficou marcado por ser um líder progressista e ter enfrentado muita resistência do clero mais conservador dentro da própria igreja católico por conta de suas opiniões.
Ele será sempre lembrado por sua humildade, seus cuidados com os mais pobres e por acolher a todos de forma igual. No artigo de hoje nós vamos nos aprofundar no que acontece agora. O que acontece quando um papa morre, quais são os rituais envolvidos no seu sepultamento? Vamos descobrir.
A morte de um Papa
Quando falamos da morte de um Papa logo pensamos na clássica cerimônia da fumaça na chaminé quando ocorre a escolha de um novo Pontífice. Mas antes dessa etapa tão conhecida ocorre o sepultamento do antigo Papa.
A morte de um Papa sempre é muito repercutida, afinal se trata da morte do líder de uma das maiores religiões do mundo. E por ser uma pessoa tão importante é de se esperar que o seu enterro seja feito de uma forma especial.
Bom, a morte de um papa é um evento profundamente simbólico e carregado de tradição na Igreja Católica. Existem rituais e protocolos específicos, muitos deles com séculos de história. Esses rituais organizam o período entre a morte do pontífice e a eleição do novo sucessor.
Nós podemos separar as etapas da morte de um Papa até a eleição de seu sucessor em 7 partes, são elas: confirmação da morte, destruição do anel do pescador, sede vacante, velório, enterro, novendiali e o conclave.
Calma, parece muita coisa, mas vamos etapa por etapa explicando o que acontece em cada uma delas, vamos lá.
Cansou de ler? Assista nosso vídeo especial sobre o caso:
Confirmação da morte
O primeiro passo, naturalmente, é a confirmação da morte do Papa atual. Antigamente ela era feita através de um ritual realizado inteiramente pelo Cardeal Camerlengo que batia levemente na testa do Papa com um pequeno martelo de prata e chama seu nome três vezes, quando não obtinha resposta ele confirmava a morte do atual líder da igreja.
Essa prática se tornou apenas simbólica com o passar dos anos, atualmente o ritual ainda é feito porém de forma a preservar a tradição católica. A morte é confirmada oficialmente por médicos.
Ah, o Camerlengo é a posição responsável por ser o Papa interino e cuidar dos assuntos papais até a escolha de um novo líder, atualmente essa posição é ocupada pelo cardeal irlandês Kevin Farrell.
Destruição do anel do pescador
O Anel do Pescador é um dos símbolos mais sagrados e antigos do poder papal. Seu nome e significado estão diretamente ligados ao apóstolo Pedro, considerado o primeiro papa e que, segundo os evangelhos, era pescador antes de seguir Jesus.
Ele é um anel de ouro ou de prata banhado a ouro que é usado somente pelo Papa. No anel está estampada a imagem de São Pedro pescando em um barco, jogando uma rede ao mar. Ao redor dessa figura fica o nome do Papa escrito em Latim.

Este anel é carregado de simbolismo, ele retrata a autoridade do Papa, a ligação com Jesus pois assim como Pedro foi chamado para “lançar as redes” o Papa continua essa missão de conduzir as almas até Deus.
O anel tem também uma função prática, ele é usado até hoje para selar documentos oficiais. Para dar autenticidade aos documentos a figura do anel do pescador era marcada em cera para selar esses documentos e atestar a sua originalidade.
Logo após a morte do Papa o seu anel do pescador é destruído por um martelo especial diante do Colégio de Cardeais e isso acontece para impedir falsificações usando o selo do Papa, para simbolizar que o poder do Papa termina com a sua morte e para anunciar o inicio da Sede Vacante.
Quando um novo Papa é escolhido, um novo anel é dado a ele. Nenhum anel do pescador antigo é usado por outro Papa, todos eles são exclusivos.
Sede Vacante
Sede Vacante é o nome dado ao período em que a igreja católica fica sem um líder de fato. O período em que não há um Papa, em que o poder do líder da igreja não é exercido de forma plena por nenhuma figura do clero.
Como eu disse, durante a Sede Vacante ninguém exerce o poder do Papa em sua totalidade, ele é dividido entre alguns membros do clero de forma provisória até que o novo líder seja escolhido e a Sede Vacante termine.
Durante este período quem governa a igreja é o Cardeal Camerlengo, aquele mesmo responsável por confirmar a morte do antigo pontífice e pelo Colégio de Cardeais, aquele mesmo grupo que testemunha a destruição do antigo anel do pescador.
Este período só termina quando o conclave é finalizado e um novo Papa é escolhido.
Velório do papa
O velório do Papa tem início com a preparação do pontífice que é feita de forma respeitosa e discreta. O corpo é vestido com vestimenta litúrgica vermelha, cor que simboliza o martírio.
Após a preparação, o corpo é colocado em uma capela privada na Casa Santa Marta no Vaticano e orações privadas são realizadas pela Cúria Romana e pelos cardeais. Depois disso, o corpo do Papa é levado até a Basílica de São Pedro em procissão.
Na Basílica, o corpo do papa é colocado sobre uma plataforma chamada catafalco, no centro do local, para que os fieis possam se despedir.

Este velório dura de 3 a 5 dias e as filas de pessoas para entrar na Basílica normalmente atravessam toda a praça de São Pedro. Orações são feitas o tempo todo em turnos, inclusive na madrugada. Missas solenes são feitas todos os dias presididas por um cardeal diferente a cada vez.
Enterro do papa
Na minha opinião como um criador de vídeos e artigos de curiosidades, a parte mais “diferente” de todos esses rituais tradicionais católicos é a etapa do enterro. Eu por exemplo não sabia que o papa era enterrado em três caixões diferentes, um dentro do outro, você sabia?
Bom, após o velório o corpo do papa é colocado em três caixões. Esses três caixões são feitos de materiais diferentes e também são carregados de simbolismos.
O primeiro caixão é o de cipreste, ele é um caixão simples de madeira perfumada e representa a humildade, a pureza e a mortalidade humana. Neste primeiro caixão, é colocado junto ao corpo o documento Rogito que trata-se de um resumo escrito em latim da vida do papa, este documento é embalado em um tubo de metal.
O segundo caixão, que envolve o primeiro, é o de chumbo (ou zinco) e ele também possui sua função simbólica e prática. Ele representa a durabilidade da fé e tem como função prática proteger o corpo da decomposição e isolar odores uma vez que é selado hermeticamente.
O terceiro e último caixão é feito de carvalho ou outra madeira nobre e representa a dignidade e o respeito de um sepultamento de um líder de estado. Este também é o único caixão visível ao público e carrega o nome do papa, data de nascimento, de morte e de início do pontificado.
Novendiali
O novendiali é um dos rituais mais antigos e solenes da igreja católica. Ele se resume em nove dias de luto pela morte do papa em que orações e rituais são feitos todos os dias.
Durante este período, missas solenes são realizadas com a presença de figuras importantes e que são abertas à fieis. Cada missa é presidida por um cardeal diferente e todas têm o foco em rezar pela alma do papa falecido.

Além do luto, o novendiali serve como preparação espiritual do colégio de cardeais que após os nove dias se reunirá para o conclave, etapa responsável por escolher o novo líder da religião.
Conclusão
Essas são as etapas do sepultamento do papa. Após isso o conclave se reúne para a escolha do novo pontífice, escolha que é divulgada de forma icônica através da fumaça como já conhecemos.
Este foi o artigo sobre os ritos de morte de um papa, o maior líder religioso do mundo. Você pode ler mais histórias como estas em nosso blog. Não deixe de conhecer o nosso canal no YouTube se você tem interesse em assuntos curiosos e bizarros.
Deixe um comentário