A Ilha de Poveglia: O Lugar mais Mal-Assombrado do Mundo

A Ilha de Poveglia: O Lugar mais Mal-Assombrado do Mundo

Batalhas sangrentas, a peste negra, um hospital psiquiátrico desumano e mais de 100 mil mortes. Essas foram algumas das coisas que se passaram no lugar, que hoje, possui a fama de o mais mal-assombrado do mundo. Como uma ilha de 7,5 acres, na Itália, se tornou um lugar a ser evitado por todos até os dias de hoje mesmo sendo tão próxima de umas das cidades mais famosas do mundo? Vamos descobrir A Ilha de Poveglia: O Lugar mais Mal-Assombrado do Mundo.

Poveglia

Quando falamos em lugares mal-assombrados, as primeiras coisas que vem à cabeça são casas ou mansões velhas, com vultos nas janelas e barulhos estranhos de noite. É difícil de acreditar que o lugar mais assombrado do mundo seja, não uma casa dessas, mas uma ilha inteira.

Localizada no norte da Itália, em Veneza, essa ilha ganhou fama por ter sido cenário de coisas bizarras durante séculos a fio. A história macabra de Poveglia tem início já no século 14.

Durante o império Napoleônico, a ilha foi usada como campo de batalha entre Genoveses e os Venezianos que disputavam a ilha. Mas essa disputa teve que ser interrompida quando no século 18, dois navios que mudariam para sempre aquela ilha, foram enviados para lá.

Depósito de infectados

Em 1776, o governo italiano descobriu que havia indícios de pessoas infectadas com a peste bubônica em dois navios que estavam indo para Veneza. Para evitar que a doença se espalhasse, eles foram mandados para atracar na ilha Poveglia, para que os seus tripulantes ficassem em quarentena.

O grande problema foi que eles não tinham nenhum plano de ajuda para esses tripulantes. Com o passar do tempo, os tripulantes infectados infectaram os que não estavam com a doença e o número de pessoas com a peste só foi aumentando até que todos na ilha acabaram sendo contaminados pela peste.

Cansou de ler? Assista nosso vídeo completo sobre o assunto:

Mas não parou por aí, com o avanço da peste pela Europa, as pessoas que apresentavam algum sintoma da doença eram enviadas para a ilha por pelo menos 40 dias, como acontecia também em outros pontos de quarentena da época conhecidos como “Lazarettos”. Acontece que quase ninguém voltava desses lugares.

Dizem que, com o número de mortos aumentando a cada dia, centenas de corpos eram enviados para a ilha para serem queimados, tornando a ilha um lugar para descarte de corpos infectados. Além disso, os trabalhadores que empilhavam os corpos para a cremação em massa, muitas vezes não verificavam se as pessoas estavam realmente sem vida, ou apenas inconscientes pelos sintomas da doença e às queimavam juntos com os mortos.

Outra coisa bizarra sobre esse período é que, com mais de 100 mil mortos, cerca de 50% do solo de Poveglia é composto de cinzas humanas. Mas é importante lembrar que esse relato popular não foi comprovado.

Em 1814, com o fim da peste, com pouquíssimos sobreviventes, a quarentena na ilha teve fim, com quase 40 anos de duração. Algumas construções da ilha, feitas para abrigar os doentes, ficaram sem uso até o século 20.

A Ilha de Poveglia: O Lugar mais Mal-Assombrado do Mundo
A ilha de Poveglia abandonada.

O hospital psiquiátrico para idosos

A ilha de Poveglia só voltou a ser habitada quando um hospital psiquiátrico para idosos foi instalado lá pelo governo da Itália em 1922, aproveitando as estruturas usadas durante o isolamento da peste bubônica.

Os distúrbios mentais dos pacientes ajudaram a aumentar os rumores sobre as assombrações e fantasmas dos mortos na ilha durante a quarentena. Os pacientes relatavam com frequência a aparição de vultos e vozes nas instalações do hospital.

Outra coisa muito estranha que aconteceu nesse período, é que existe uma crença popular que diz que o diretor desse hospital teria enlouquecido por conta da presença sobrenatural do local e teria se jogado da torre de vigilância do prédio.

E como em quase todos os relatos que envolvem hospitais psiquiátricos, é claro que havia indícios de maus tratos, descaso e experimentos violentos realizados nos pacientes do hospital, como lobotomias incisivas, por exemplo.

No entanto, por não apresentar resultados significativos em seus pacientes, o hospital foi considerado um fracasso pelo governo e foi desativado em 1968.

A Ilha de Poveglia: O Lugar mais Mal-Assombrado do Mundo
Hospital psiquiátrico abandonado.

Em 2009, a equipe de um programa de TV dos Estados Unidos como foco em casos paranormais recebeu permissão para visitar a ilha, eles entraram nas instalações onde o hospital funcionava para gravar o programa Ghost Adventures para o canal Travel Adventures.

A equipe do programa também relatou a presença de atividades paranormais no local e um deles até chegou a falar que foi possuído por um fantasma enquanto esteve lá. Se essa história é verdade ou não, não tem como saber.

Relatos sobrenaturais

Não foi nada surpreendente quando os relatos de coisas sobrenaturais acontecendo na ilha começaram a surgir, né? Com histórico desses… Os poucos que se aventuraram na ilha relataram gritos, choros e sussurros inexplicáveis nas ruínas do hospital.

Alguns visitantes também relataram ter sentido presenças invisíveis que os observavam e até mesmo tocavam. Outra coisa esquisita é que, alguns dos que foram até a ilha disseram que os equipamentos eletrônicos não funcionam direito por lá. Câmeras e gravadores falham com frequência na ilha.

Até mesmo os que não se atrevem a desembarcar na ilha são vítimas da aura sobrenatural que envolve o lugar. Os pescadores locais também evitam Poveglia. Eles temem que suas redes possam trazer mais do que peixes, já que ossos humanos são frequentemente encontrados na costa da ilha.

A ilha de Poveglia hoje em dia

Poveglia permanece inacessível para visitantes sem permissão do governo desde a desativação do hospital em 1968. Houve uma tentativa de leiloar a ilha por 3,8 milhões de euros.

O plano inicial do governo para a ilha era transformá-la em um hotel de luxo, através de um contrato de arrendamento com duração de 99 anos. Isso significa que a ilha continuaria sendo propriedade do governo, mas o vencedor do leilão deveria restaurar as propriedades na ilha e poderia lucrar com visitas turísticas por 99 anos.

A aquisição da ilha não deu certo, e em 2018 foi criada uma instituição sem fins lucrativos chamada “Poveglia per tutti” que significa “Poveglia para todos”. Essa instituição visa a abertura do local para o público em geral, no entanto a ilha segue fechada, pelo menos até a data em que esse artigo foi publicado.

A Ilha de Poveglia: O Lugar mais Mal-Assombrado do Mundo
A ilha de Poveglia continua abandonada até hoje.

Conclusão

Agora eu te faço uma pergunta: Você teria coragem de passar uma noite nessa ilha? Eu não sei não, hein… Então esse foi o nosso artigo sobre a ilha de Poveglia, eu espero que você tenha gostado do tema e de como eu contei essa história.

Não deixe de ler mais artigos como este em nosso blog. Você também pode assistir a vídeos com temas como estes em nosso canal no YouTube.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *